News

1ª Conferência de Professores do Mar

09 Novembro 2015

 

conferencia de professires2 Conferencia de Professires1 conferencia de professores 3

 

A Conferência foi constituída por sessões plenárias sobre o Oceano e a sua importância no nosso dia-a-dia e sessões práticas direccionadas a actividades que os professores possam adaptar aos currículos escolares e que sejam relevantes para a prática lectiva.

 

Pode consultar a agenda completa aqui.

 

ORADORES

Pedro Madureira é Geólogo doutorado em geoquímica e petrologia pela Universidade de Évora. Foi docente na Universidade de Évora entre 2000 e 2012, estando agora destacado como adjunto do Responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Foi coordenador de várias campanhas oceanográficas promovidas pela EMEPC no Atlântico Norte. Participou em vários projetos de investigação financiados pela FCT, sendo autor/co-autor de 20 artigos em revistas ISI. Atualmente, é também membro da Comissão Jurídica e Técnica da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos.

Gonçalo Calado é Professor Associado na Universidade Lusófona, onde leciona as disciplinas de Ecologia e Biologia Marinha. Colabora com vários projetos de investigação na área da biologia marinha, que vão desde a inventariação da biodiversidade às propostas de classificação de áreas marinhas protegidas off-shore. É também instrutor de mergulho recreativo. Mantém uma coluna de opinião regular na secção de ciência da edição online do jornal Público. Anteriormente exerceu funções de assessor no gabinete do Secretário de Estado do Ambiente dos XVII e XVIII governos constitucionais, com o mar e a biodiversidade como assuntos a seu cargo. Foi membro do comité MAB – Man and Biosphere da UNESCO. É doutorado em biologia pela Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha.

Sofia Quaresma é Bióloga pela Universidade de Coimbra e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa. Leccionou vários anos em escolas públicas. Desde 2003 desempenha funções técnico-pedagógicas numa autarquia onde realiza actividades de sensibilização ambiental e de divulgação científica junto da rede escolar. Exerce  também actividades de formação de professores em colaboração com a Ordem dos Biólogos - Centro de Formação desde 2004. É sócia de várias ONG e integrou em 2013 a Direcção da Associação Portuguesa de Lixo Marinho e em 2014 a Direcção da OIKOS. É colaboradora da Escola de Mar desde a sua fundação. Escreve para crianças desde 2009, um projecto que visa promover a biodiversidade bem como acções locais sobre a conservação da natureza e do ambiente.

Susana França é licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais – variante Marinhos, mestre em Ecologia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e doutorada em Biologia Marinha e Aquacultura, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Actualmente integra a equipa do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente onde desenvolve investigação centrada na ecologia estuarina, nomeadamente nos padrões de utilização dos diferentes habitats estuarinos, por parte das comunidades de peixes. No âmbito do seu tema de pós-doutoramento, tem-se dedicado à modelação ecológica destes ecossistemas, continuando a ter por base, as comunidades de peixes.

Integra o grupo “Escolas” do MARE, que tem como objectivo a promoção da Literacia do Oceano. Colabora no desenvolvimento de actividades a desenvolver com alunos de todos os graus de ensino e faz parte da equipa técnica de dois projectos nesta área: “Olhó peixe fresquinho!” e “O MARE vai à escola”, tendo também integrado diversas iniciativas de comunicação de ciência, como “Ciência Viva – Biologia no Verão”, “Escolinha Ciência Viva”, “Noite do Professor” do Pavilhão do Conhecimento, “Há Ciência em Lisboa!”, “Noite Europeia dos Investigadores”, entre outras.

Vera Sequeira é licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais – variante Marinhos e doutorada em Ciências do Mar, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde cedo enveredou pela educação ambiental, tendo trabalhado como guia, animadora e formadora no Jardim Zoológico de Lisboa onde mais tarde ficou responsável pela área de Programas Educativos e Formação. Nesta empresa coordenou ainda o departamento educativo assumindo funções de gestão, organização e comunicação educativa.

Mais tarde dedicou-se à investigação na área da Biologia Pesqueira, integrando o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente centrando a investigação na identificação da estrutura dos stocks de espécies de peixes comercialmente importantes e, no âmbito do seu pós-doutoramento, no estudo das estratégias reprodutivas dos peixes.

A par deste trabalho, integrou o grupo “Escolas” do MARE, que tem como objectivo a promoção da Literacia do Oceano. Faz parte da equipa técnica de dois projectos em curso nesta área: “Olhó peixe fresquinho!” e “O MARE vai à escola”, e tem colaborado em diversas iniciativas de comunicação de ciência, como “Ciência Viva – Biologia no Verão”, “Escolinha Ciência Viva”, “Noite do Professor” do Pavilhão do Conhecimento, “Há Ciência em Lisboa!”, “Noite Europeia dos Investigadores”, entre outras.

Raquel Costa é Geóloga marinha com formação avançada em didáctica das ciências e educação marinha. Actualmente é coordenadora do projecto educativo Kit do Mar da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, sendo a autora do desenvolvimento das actividades realizadas no workshop “Vamos ao fundo do Mar Português!”.

Fernanda Silva é Geóloga marinha e actualmente integra a equipa do projecto educativo Kit do Mar da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, sendo uma das dinamizadoras das actividades deste workshop “Vamos ao fundo do Mar Português!”.